Buscar
  • Dr. Guilherme Luchesi

Você tem dor no ombro??



Revisão Sistemática com meta-análise aponta que a adição das terapias manuais ao tratamento com exercícios é efetiva na dor e função de pacientes com dor no ombro. Dor no ombro é um quadro clínico comum que aumenta com o envelhecimento e normalmente os tratamentos não apresentam uma completa solução dos sintomas.

Pieters et al (2020) conduziu uma revisão sistemática para atualizar os dados de Littlewood et al que em 2013 apresentou as evidencias dos tratamentos para dor no ombro.


Como resultado, os revisores apresentaram 16 artigos, sendo 9 artigos de alta qualidade e os 7 restantes de qualidade moderada.


Uma forte evidência foi encontrada para o implemento de exercícios terapêuticos em pacientes com dor no ombro.


A combinação de exercícios terapêuticos e terapias manipulativas foram avaliadas em 6 revisões sistemáticas. 4 revisões de moderada e alta qualidade evidenciaram a eficácia de adicionar a terapia manual aos exercícios para a melhora da dor e função no curto prazo.


Baseados nesses resultados, há uma FORTE RECOMENDAÇÃO para a combinação das terapias manipulativas com os exercícios no gerenciamento de pacientes com dores no ombro.


A terapia manipulativa foi descrita com mobilizações articulares, técnicas específicas em tecidos moles, manipulações, mobilizações neurais e mobilizações com movimento ativo da coluna e ombro.



Fig 1. Tabela com resultados dos estudos que combinaram exercícios com a terapia manual.


Necessita-se de mais estudos para entender a efetividade da terapia manual a longo prazo nesses pacientes e nas fases iniciais da recuperação. Bem como, a melhor compreensão sobre o tipo, dose e duração dos exercícios também precisam ser melhor estudados.


Com respeito a inserção de terapias multimodais não foram claros os resultados, apresentando apenas recomendações de baixo nível. As diversas técnicas da fisioterapia (ultrassom, laser, eletroestimulação) parecem ser melhores que o placebo ou nenhum tratamento, porém seus resultados não são claros.


Em relação a injeção de corticosteróides há uma evidência clínica moderada para sua recomendação como tratamento isolado ou associado com exercícios.


Como conclusão, os exercícios terapêuticos podem ser considerados como a principal intervenção e a adição das terapias manuais auxiliam na melhora da dor e função no curto prazo. 🎯Ref: Pieters L, Lewis J, Kuppens K, Jochems J, Bruijstens T, Joossens L, Struyf F. An Update of Systematic Reviews Examining the Effectiveness of Conservative Physical Therapy Interventions for Subacromial Shoulder Pain. J Orthop Sports Phys Ther. 2020 Mar;50(3):131-141. doi: 10.2519/jospt.2020.8498. Epub 2019 Nov 15. PMID: 31726927 Guilherme Luis Santana Luchesi  |  Osteopata

Osteopata - Instituto Docusse de Osteopatia e Terapia Manual - IDOT  Fisioterapeuta - Universidade Estadual Paulista - Unesp - Presidente Prudente - SP Mestrando em Ciências do Movimento Humano - UENP - Jacarezinho - PR Consultório de Osteopatia T (18) 3222 4245 T (18) 99768 1446 E luchesi.osteo@gmail.com

217 visualizações0 comentário